مقالات عامة

Defensores indígenas ficam entre estradas ilegais e sobrevivência da floresta amazônica – o segundo turno das eleições no Brasil pode ser um ponto de virada

مجلة المذنب نت متابعات عالمية:

A mulher Ashaninka com a cara pintada irradiava calma، confiança e paciência enquanto ficava de pé nas marngens arenosas do rio Amonia e responseava os madeireiros que ameaçavam sua comunidade Amazônica.

Os madeireiros escavaram um caminho entre as árvores de mogno e cedro que ela havia plantado e bloquearam os igarapés dos quais sua comunidadeependia para beber água e pescar. Agora، os madeireiros querem transformar a trilha em uma estrada mais larga para الممكنة o acesso às importantes florestas tropicais que unem a fronteira peruana com a brasileira ao longo do rio Yurúa-Juruá.

ماريا إيلينا باريديس ، رئيس كومو دو لجنة vigilância de Sawawo Hito 40 ، disse não ، e sua comunidade a apoiou.

Os caminhos levam a mais caminhos. A Rodovia Interoceânica ، ilustrada aqui ، permitiu que madeireiros ، pecuaristas e garimpeiros gerassem centenas de quilômetros de ramais ilegais e informais que provocaram desmatamento e danos ambientais adicionais.
ديفيد سالزبوري

Ela sabia que não estava apenasesentando sua comunidade e outras comunidades indígenas peruanas، mas também seus primos brasileiros que relem dessas florestas، águas e peixes rio abaixo.

Os Residentes indígenas das fronteiras Amazônicas entendem que os madeireiros، com seus tratores e motosserras são a ponta de lança de uma estrada allowindo aos Cultivadores de coca، traficantes de terras، entre outros، acessarrit recursion indígenus. إيليس تامبيم ترينبيم كيو سواس كومونيداديس إنديجيناس بوديم سير كما أن نيكا تقدم مدافعًا عن فلورستا وردع الغزاة والبناءين في إسترادا.

As eleições de outubro no Brasil e no Peru podem ser um ponto de virada para longe do desmatamento ، da construção ilegal de estradas e do ataque a terras indígenas – ou os resultados eleitorais podem Continar aumentando a pressão. Depois de uma votação mais acirrada do que o esperado no premiro turno em 2 de outubro، a corida presidencial do Brasil está indo para um segundo turno em 30 de outubro.

Crescimento bombivo de estradas ilegais à medida que o Governo se retira

Durante a pandemia de COVID-19 ، اختبار Floresta Amazônica أو crescimento bombivo de estradas informais e ilegais.

Os Departamentos Amazônicos de Ucayali، Loreto e Madre de Dios، no Peru، tiveram aumentos de 25٪ na expansão rodoviária entre 2019 e 2020، e de 16٪ entre 2020 e 2021. Na Amazônia brasileira، as estradas estão aumentando a tal ritmo dentro da floresta que os pesquisadores estão recorrendo à inteligência الاصطناعي للغة mapear a extansão.

Como a construção de estradas leva ao rápido desmatamento das áreas do entorno. Mapas de satélite mostram a expansão das estradas entre 2003 e 2020 na zona tampão do Parque Nacional da Serra do Divisor.
يونوين ريغاداس / أكسات / جامعة ريتشموند، CC BY-ND

مثل estradas são o tipo de infraestrutura mais danoso para a floresta Tropical، provocando desmatamento e uma série de Impactos Culturais e ambientais.

Pesquisas mostram que os herpéciones enígenas são crossiais para proteger os ecossistemais florestais e os wideos estoques de carbono. Estes Territórios، que cobrem cerca de um terço da região Amazônica، atuam como zona tampão counter a expansão das estradas، reduzindo tanto o desmatamento quanto as queimadas.

لا يوجد أي شيء ، حيث أن comunidades indígenas próximas à fronteira Peru-Brasil estão sofrendo ataques em seus países de Origem.

Visão de satélite do Péritório indígena Parakanã na Amazônia brasileira Mostra a capacidade dos Territórios indígenas de manter a floresta de pé (verde escuro) apesar de estarem cercados por desmatamento e degação florestal Associados (à Clarde، estradge)
ديفيد سالزبوري / ABSAT / جامعة ريتشموند، CC BY-ND

À medida que a pandemia forçou o Governo a reduzir o monitor ea financeização em áreas remotas da floresta، construtores de estradas ilegais، madeireiros، mineradores e traficantes aumentaram sua presença e ritmo de trabalho. Ausência do Estado lhes deu um relativo ‘respiro’ da aplicação da lei e، no Brasil، eles foram Estimulados pela retórica antiambiental، antiindígena e anticientífica do Presidente Jair Bolsonaro.

A combinação de construção de estradas، desmatamento Associado e mudanças ambientais gerando florestas mais quentes e secas está direcionando a Floresta Amazônica para um ponto de virada que pode، em apenas algumas déciodadas savana escassamente arborizada dominada por pastos. Milhares de incêndios estão queimando a Amazônia brasileira hoje enquanto escrevo esta matéria em outubro de 2022.

As eleições poderiam mudar o rumo

Algumas Horas rio abaixo de onde ela adventou os madeireiros، María Elena Paredes e outros líderes indígenas peruanos se reuniram com seus colegas brasileiros em setembro de 2022 para discutir estratégias que impeçam as invasões. Entre os líderes brasileiros estão Francisco Piyãko e Isaac Piyãko، dois irmãos Ashaninka que concorreram at eleições a nível Federal e estadual.

O Primeiro turno das eleições brasileiras incluíram mais candidatos indígenas que qualquer outra eleição na história brasileira ، com 186 مرشحًا يمثلون نسبة 40٪ من المرشحون لعام 2018. Apenas alguns destes candidatos foram eleitos.

Duas mulheres indígenas com fortes políticas anti-Bolsonaro Emergency da eleição como deputadas federais: Sônia Guajajara irá Representativear o estado de São Paulo e Célia Xakriabá، o estado de Minas Gerais. مارينا سيلفا ، وزيرة الخارجية السابقة دو Meio Ambiente و ex-candidata presidencial do Partido Verde ، também venceu a eleição como deputada Federal no estado de São Paulo. تمثل Nenhuma delas diretamente a Amazônia. Outros sete candidatos que se autodeclaram indígenas venceram em vários níveis، maioria deles são apoiadores de Bolsonaro que não concorreram em uma plataforma pró-direitos indígenas e pró-ambiente.

Esses resultados colocam em grande parte o futuro da Amazônia nas mãos das eleições nacionais do Brasil.

De um lado da eleição está Bolsonaro، um populista que zombou dos povos indígenas، ambientalistas e da ciência enquanto enfraquecia agências ambientais e indígenas ao incitar garimpeiros، madeireiros، pecuaristas eubario aerresta doron.

Do outro lado está Luiz Inácio Lula da Silva- comumente chamado de Lula – um partro dos Trabalhadores e ex-Presidente brasileiro que defense o desmatamento صفر. لولا تيفي 48.4٪ دوس فوتوس نو بريميرو تيرنو ، إنكوانتو بولسونارو تيف 43.2٪.

O Peru também teve eleições em 2 de outubro، mas em nível Regional e Municipality. Os stateadores eleitos nos

لا يوجد توزيع ناتال دي ماريا إيلينا باريديس ، يوروا ، نظام التشغيل إينديجيناس برو-كونسيجويرام أليغير أو سيو كانديتو ، فورنسندو أوم دوس بوكوس سينيس بوسيتيفوس باروديس ، يورما ، إنديجيناس برو-كونسيجويرام أليغير أو سيو كانديشيناتو ، فورنسندو أوم دوس بوكوس سينيس بوسيتيفوس بارا أو موفيمينتو برو-أجيمينتال نا أمازونيا.

تمثّل هذه الحقوق في البيئة المحيطة وتلك الخاصة بالشعوب الأصلية ، مثل estradas eo desenvolvimento extrativista avançarão ، tornando o lado peruano da floresta ainda mais. Uma vitória da Sustentabilidade، da Conservação e da Cultura no Brasil poderia reverberar através das fronteiras políticas do Peru e de outros sete países que compartilham a Amazônia، da mesma forma que a interenção de paredes no poss بيرو corematoriu quíru que desaguam no Brasil.

O desmatamento tem aumentado desde 2019، com a maior parte do Impacto no Brasil devido à abordagem de desenvolvimento do Presidente Jair Bolsonaro que repercute entre madeireiros، pecuaristas e mineradores.
RAISG

Um trabalho perigoso: المدافع الأمازونيا

Enquanto líderes como Piyãkos، Paredes e outros defenseem suas florestas eus povos، eles também são alvos de violência.

Nas fronteiras Amazônicas ، o perigo ameaça múltiplas esferas ، ea justiça raramente é feita. O killinato do jornalista Dom Phillips e do ativista Bruno Pereira em junho de 2022 foi apenas o último ataque de grande repercussão.

Quinze anos atrás، o lendário líder indígena Edwin Chota propstou ضد estrada agora bloqueada por Paredes e sua comunidade. Ele e três colegas foram mortos a tiros em 2014 após Receberem ameaças de morte de madeireiros e traficantes. قاتل OS دائم ليفرس ناس فرونتيراس أمازونيكاس.

إدوين تشوتا foi قاتل الدفاع عن مثل تيراس إينديجناس إي فلورستا.
إيموري ريتشي
Filhos e parentes de Chota e de seus colegas Assassinados visitaram seu túmulo neste verão de 2022.
ديفيد سالزبوري

Neste verão، visitei o túmulo de Chota junto com mais de 20 de seus familiares restantes e membros da comunidade dos quatro defensores killinados. A maioria destas famílias teme retornar às suas belas florestas na comunidade fronteiriça de Saweto e، em vez disso، Permanentecem nos arredores de Pucallpa، cidade amontoada de casas em ruínas com eletricidade intermitente e sem água potável. Longe de sua comunidade ، مثل crianças não podem construir o conhecimento ambiental e Cultural da floresta.

Cinco Representantes de Saweto estavam entre os 120 líderes de 13 etnias indígenas da fronteira Amazônica que Participaram de nosso Workshop da NASA، onde discutimos o uso de imagens de satélite para monitor as mudanças na floresta e no clima. Por meio da Integração do conhecimento ecológico indígena com a análise geoespacial da floresta e do clima، cientistas e grupos indígenas podem monitorar melhor as mudanças na Amazônia.

Mães، pais e crianças indígenas nos contaram de seu desejo em Receber Capitação e Educação que lhes allowissem proteger seu، adaptar-se às mudanças climáticas e construir um futuro Sustentável. Nosso projeto NASA SERVIR هي عبارة عن منصة رقمية لخرائط الخريطة الديناميكية للقمر الصناعي. Essas plataformas podem ser usadas por comunidades indígenas، Organizações não Governamentais e agências Governamentais para monitorar estradas، desmatamento e mudanças climáticas.

الدفاع عن الأصل حاسم

Toda a humanidade está sentindo os efeitos das mudanças climáticas. Nossos colegas indígenas rechecem que as mudanças na temperature، no ciclo da água e nas estações do ano na temperatura، no ciclo da água e nas estações do ano já estão ocorrendo em suas comunidades.

https://www.youtube.com/watch؟v=wISuR8pJnIU

ماريا إيلينا باريديس تلعب دورًا رائعًا تحت رعاية الأمازونيا.

Defensores ambientais da terra، como Paredes، estão trabalhando para manter a maior floresta do mundo em pé diante de ameaças que prejudicam mais do que apenas a Amazônia. Se a Floresta Amazônica se transformar em savana، haverá repercussões nos climas da América do Sul، Caribe، América do Norte e em todo o mundo.

Todos perdem se os defensores indígenas da Amazônia não tiverem o apoio e as oportunidades educationacionais ضرورية للإنشاءات ، prósperos e capacitados para protegerem seu lar na floresta.

Este artigo foi traduzido por Leticia de Almeida Sbrocca. الأصل foi publicado em inglês e também está disponível em espanhol.


نشكركم على قراءة المنشور عبر مجلة المذنب نت, المتخصصة في التداول والعملات الرقمية والمشفرة

اترك تعليقاً

لن يتم نشر عنوان بريدك الإلكتروني. الحقول الإلزامية مشار إليها بـ *

زر الذهاب إلى الأعلى